top of page

Media Training: O que é, para que serve e como isso pode te ajudar?


Media Training ou Treinamento de Imprensa é um recurso de preparação de *porta-vozes para entrevistas e também eventos, comunicados ou qualquer interação com jornalistas e/ou públicos de interesse. Esse treinamento prepara o porta-voz para transmitir a mensagem da empresa, entidade ou marca com clareza, honestidade e transparência.

O profissional de comunicação – assessor de imprensa, relações públicas, um jornalista experiente que atue como consultor – responsável por aplicar esse treinamento de imprensa, vai trabalhar para desenvolver as habilidades do porta-voz escolhido pela empresa para representá-la em diversos tipos de situação.

Por que o media training é necessário?

Com o domínio das redes sociais e a presença dos produtores independentes de conteúdo massivamente na internet, as informações se espalham velozmente e as organizações precisam estar preparadas para respostas rápidas e eficientes.

Nesse cenário, as notícias falsas também ganham status de verdades absolutas e viralizam. Quanto mais a informação que se pretende transmitir for precisa e sem ruídos; e quanto mais ágil uma empresa é em esclarecer mal-entendidos, melhor o seu relacionamento com a opinião pública.

Empresas que tentam utilizar o porta-voz como uma barreira ao invés de estimular a vocação natural da função, que é a de facilitar e intermediar o diálogo, correm sérios riscos de transformarem mal-entendidos que podem ser desfeitos sem danos graves em crises.

O media training ajuda a prevenir potenciais crises, ao manter um profissional disponível e bem preparado para atender demandas de comunicação. E, no caso de crises já instaladas, esse mesmo profissional será um ponto focal da imprensa, evitando que as informações cheguem aos veículos por vias não autorizadas ou extraoficiais.

Como funciona um media training?

O treinamento, geralmente, é dividido em conceitos teóricos e atividades práticas. Na parte teórica, são passadas aquelas informações sobre como funciona a apuração de uma notícia, qual é a dinâmica das redações de um veículo de imprensa, qual é o perfil desse veículo, em que plataforma a notícia será publicada (rádio, site, revista, jornal impresso, blog), qual o perfil do jornalista que fará a entrevista ou dos jornalistas que vão cobrir a coletiva ou evento, etc.

Importantes também são os esclarecimentos sobre demanda espontânea (quando o veículo procura a fonte), pauta sugerida (quando a empresa provoca a imprensa para determinado tema), o que é e para que serve uma entrevista coletiva e quando usar ou não esse recurso, entre outras informações essenciais do universo da comunicação social.

Já a parte prática envolve simulação de entrevistas para veículos variados, com as devidas orientações para cada tipo, pois falar para uma rádio é diferente de falar para uma emissora de TV; entrevista gravada ou por telefone é diferente de programas ao vivo. Pode-se ainda simular apresentações, coletivas, discursos, etc.

A imprensa não é o inimigo

Quanto mais o profissional responsável pelo treinamento tiver familiaridade com a dinâmica diária do jornalismo, mais segurança ele irá passar para o porta-voz que está sendo treinado. O mais importante é que quem ministra esse tipo de capacitação não ensine seu cliente a enxergar repórteres como inimigos em potencial.

O jornalismo tem uma função social a cumprir, que é a de manter a sociedade informada. E empresas que oferecem dados confiáveis são mais respeitadas tanto pela mídia quanto pela opinião pública.

Postura, dicção e aparência

O Treinamento de Imprensa é uma ótima oportunidade ainda de profissionais desenvolverem habilidades como a capacidade de falar em público com desenvoltura, com as devidas correções de postura, projeção de voz e linguagem.

Em uma apresentação onde o porta-voz representa determinada marca ou empresa, é preciso ainda que quem desempenhe esse papel saiba transmitir segurança no gestual, nas roupas e no posicionamento corporal diante de uma plateia.

Vantagens do Media Training oferecido pela Apois

- Segurança na Comunicação que se reverte em ganho no relacionamento com a imprensa; - Prevenção e minimização de danos em situações de crise; - Consultoria sobre sistematização de informações a serem repassadas à imprensa e público; - Melhoria na imagem da instituição, com maior credibilidade e confiabilidade para a marca.

*Porta-Voz é o profissional que fala em nome da empresa, marca, entidade ou governo. Esse profissional não precisa obrigatoriamente ser alguém da área de comunicação, mas é recomendado que, além de conhecimento técnico profundo sobre o tema a ser tratado, ele também tenha treinamento para lidar com a imprensa e falar em público.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Conecte-se às redes da Apois
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page