A atuação da Assessoria de Imprensa na credibilidade das marcas

Digital Influencers estão entre os públicos da Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa é uma aliada na construção e consolidação dos valores de uma marca. Por lidar com informações e suprir as demandas por conteúdos noticiosos, a Assessoria de Imprensa trabalha com uma matéria-prima essencial: a credibilidade da marca diante dos formadores de opinião, dos públicos de interesse e da sociedade.

Como formadores de opinião, nos tempos atuais, não se deve entender apenas os profissionais que atuam na mídia de referência formada por rádios, TVs, impressos e os sites dos grandes grupos de comunicação. Ao lado dos jornalistas especializados, editores, repórteres, apresentadores e colunistas, existe o grupo cada vez mais diversificado dos *digital influencers, que criam conteúdos em veículos segmentados, em blogues, sites temáticos e nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, Twitter, etc.

Uma boa Assessoria de Imprensa consegue adaptar as informações que o cliente precisa divulgar sobre sua marca para todas as mídias; além de desenvolver estratégias específicas tanto para os veículos de referência quanto para esse universo cada vez mais amplo e dinâmico dos formadores de opinião. O material enviado como sugestão de pauta para jornais e revistas, por exemplo, difere daquele criado para os profissionais que atuam nas redes sociais, que são mais dinâmicas e imediatistas.

Estudo de mercado x estudo da concorrência

Planejar ações adequadas para cada público que trabalha com informação é uma das premissas de uma Assessoria de Imprensa qualificada e alinhada aos projetos desenvolvidos pelos setores de Marketing e/ou Publicidade para a marca do cliente.

Se as pesquisas de mercado mostram os caminhos pelos quais a marca pode se comunicar com mais eficiência com o público em geral, é o trabalho especializado da Assessoria de Imprensa que realiza os estudos sobre as opiniões do público e a posição ocupada pelos concorrentes na mídia e entre os formadores de opinião.

Por meio da análise das notícias e conteúdos produzidos sobre o setor no qual o cliente atua, sobre o próprio cliente e sobre os concorrentes, a assessoria aponta quais diferenciais oferecer e quais estratégias são indicadas em cada situação.

Também é a Assessoria de Imprensa que atua na intermediação do contato entre o cliente - e sua marca - com os formadores de opinião, e que sugere pautas criativas e conectadas com as tendências de cobertura nos veículos de imprensa e nos demais canais dentro e fora da web.

*Digital Influencer: Formador de Opinião que atua na Internet, nas redes sociais e canais pessoais, produzindo conteúdos e influenciando uma ampla rede de seguidores. Jornalistas podem ser digital influencers, mas nem todo digital influencer é um jornalista de formação. Consumidores com alto senso crítico, artistas, youtubers, bloguers, vloggers e instagramers são exemplos de digital influencers cada vez mais contemplados pelas estratégias de Comunicação e Marketing de marcas e empresas, devido à sua ampla rede de seguidores e a capacidade de influenciar comportamentos, gostos e opiniões; além de lançar tendências.

Saiba mais:

Posts Em Destaque