top of page

Os desafios do Assessor de Imprensa na era digital


A assessoria de imprensa atual, em tempos de hiperconectividade e engajamento maciço nas redes sociais, oferece desafios que exigem dos profissionais da área aprimoramento constante e adoção de estratégias específicas para os meios digitais. Além dos recursos tradicionais (mailing, clipping, release, sugestões de pauta, etc), transitar de forma segura pelos caminhos da web permite um atendimento mais eficiente e melhores resultados para o cliente.

Inicialmente, é importante entender que o nascimento de uma cultura digital derivada, entre outros fatores, da popularização do acesso à internet, alterou a própria dinâmica da comunicação e da troca de informações. Se antes os veículos de imprensa apuravam e repassavam as informações aos cidadãos, que consumiam as notícias em uma via única; agora, o processo é de mão dupla, e esses cidadãos interagem, comentam, criticam, compartilham, emitem opiniões e produzem conteúdos que retroalimentam os jornalistas e impactam marcas e empresas.

Na era digital, o assessor de imprensa, além de um mailing completo e atualizado, e de um bom relacionamento com jornalistas e veículos da grande mídia, precisa conhecer os outros públicos de interesse estratégicos para o seu cliente. Mais do que repassar informações, ele tem de criar conteúdos relevantes que além de suprir os jornalistas, também atendam outros públicos.

Caiu na rede, é notícia!

Conhecer as redes sociais, saber a linguagem de cada uma delas, qual o perfil dos usuários, de que forma as interações ocorrem e quais conteúdos se adequam para cada uma é um diferencial no atendimento das assessorias de imprensa da era digital.

Outra estratégia é utilizar de forma assertiva os recursos de SEO - Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca, em tradução livre), e adotar tags e hastags nas postagens das redes sociais, sites e blogs institucionais, por exemplo, que permitam melhorar o posicionamento dos conteúdos do cliente nas buscas orgânicas (espontâneas) na internet.

Acesso espontâneo e audiências que crescem de forma orgânica são o novo eldorado da web, porque esses acessos geram o engajamento que trará a fidelização dos públicos.

Release multimídia

Adotado há algum tempo pelo mercado editorial para os grandes lançamentos literários, os SMPR (Social Media Press Release) deram um upgrade nos Comunicados de Imprensa de tempos atrás. Construídos em formato multimídia, no modelo dos hotsites (sites temporários criados para destacar uma ação de comunicação ou marketing pontual), e oferecendo recursos interativos que tornam a navegação atraente, os SMPR trazem desde os clássicos texto e fotos (em formato de galeria de imagens e resolução para download), até links, áudios, gráficos, animações e vídeos, entre outros.

Esse formato atende tanto aos jornalistas dos veículos da imprensa tradicional, quanto outros públicos de interesse como os influenciadores digitais, blogueiros e o público em geral. Para sua elaboração, requer do assessor de imprensa noções de edição para a web e traquejo no uso de ferramentas online e de redes sociais, onde atualmente, boa parte da imprensa coleta suas pautas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Conecte-se às redes da Apois
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page