top of page

Entenda as diferenças entre assessoria de imprensa e assessoria de comunicação


Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação, embora tenham como material básico de trabalho o produto informação e pareçam a mesma coisa, são atividades distintas. Ambas são exercidas por jornalistas, e no caso da Assessoria de Comunicação, envolve também outros profissionais como Publicitários, Relações Públicas e especialistas em Marketing. As estratégias de trabalho das duas atividades, no entanto, são diferentes. E os resultados gerados também. Conhecer o escopo de serviços de cada uma delas é a forma mais segura tanto dos profissionais atuarem na área, quanto dos clientes contratarem o serviço que melhor atenderá suas necessidades.

A Assessoria de Imprensa tem foco na divulgação de informações relevantes sobre o cliente para a mídia. Os jornalistas que atuam nessa função precisam conhecer em detalhes as atividades, projetos ou produtos desenvolvidos pelo cliente. Munidos dessas informações, sugerem estratégias de divulgação que incluem desde a produção de notas e releases informativos e a distribuição desse material junto aos veículos noticiosos; até a elaboração de sugestões de pauta, organização de coletivas de imprensa e preparação de porta vozes para entrevistas ou apresentações.

O assessor de imprensa atua também no caminho inverso, trazendo as informações divulgadas na mídia para o cliente. Essa atividade é feita através da montagem de um clipping (seleção ou triagem de notícias publicadas na imprensa) que inclui tanto as informações sobre o cliente, quanto as matérias de interesse sobre a atividade na qual ele está inserido, ou sobre concorrentes e demais informações relevantes para o negócio do assessorado.

Outra atividade de grande importância exercida pelo assessor de imprensa é fazer a ponte entre os jornalistas dos veículos noticiosos e o seu cliente. Ou seja, o jornalista-assessor auxilia o repórter, editor ou produtor de uma revista, site, blog, jornal impresso, emissora de TV, rádio, etc., a obter as informações que este colega necessita sobre o cliente para fechar a matéria. Nesse caso, além de dominar as informações sobre o assessorado e a atividade dele, o assessor precisa saber quem é o porta-voz que fala pelo negócio para, em caso de necessidade, colocá-lo em contato com o jornalista ou apurar ele mesmo as informações pedidas pelo veículo. Nesses casos, a agilidade na resposta ao veículo é um fator essencial para o resultado satisfatório do trabalho.

Planejamento e gerenciamento da comunicação

Já a Assessoria de Comunicação tem um escopo de atuação mais amplo e aprofundado e seu público não se limita aos veículos de imprensa. Geralmente, empresas ou grandes projetos requerem a atuação de uma equipe de Assessoria de Comunicação multidisciplinar. Essa equipe, a depender do porte do cliente, empresa ou projeto, irá formar um Departamento de Comunicação. A Assessoria de Imprensa, por sua vez, estará inserida nesse Departamento de Comunicação com a função de atender aos jornalistas e de gerar conteúdo noticioso sobre os negócios da empresa ou cliente.

Se não atende especificamente à imprensa, o que um assessor de comunicação faz? Ele gerencia a comunicação empresarial em sua totalidade e atende aos públicos de interesse interno e externo dos clientes. É o departamento ou o assessor de comunicação que tem a função de cuidar de toda a informação relevante que a empresa ou cliente precisam que circule internamente ou que chegue ao mercado, aos sócios e acionistas, aos fornecedores, parceiros, consumidores, opinião pública e funcionários.

Os assessores de comunicação atuam no gerenciamento das informações e no tratamento e direcionamento para cada público, cuidando das devidas adaptações de linguagem. Esses profissionais são responsáveis desde a elaboração do jornal interno e do newsletter para os empregados, até a criação e manutenção dos conteúdos do site institucional e o monitoramento das redes sociais corporativas, criando as estratégias de engajamento dos públicos de interesse nesses meios.

No cotidiano das atividades, a equipe de um Departamento de Comunicação precisa estar atenta para sempre sugerir pontos de melhoria na interação da empresa ou do cliente com seus públicos. E em situações de crise, cabe a essa equipe elaborar as estratégias de resposta aos públicos de interesse e à sociedade, atuando com o máximo de agilidade e proatividade na indicação de soluções eficientes que minimizem danos. Em conjunto com os assessores de imprensa, os assessores de comunicação também trabalham no tratamento das informações sobre a situação de crise junto aos veículos noticiosos.

Em afinidade com as políticas de Recursos Humanos da empresa, o assessor de comunicação é o responsável pelo clima organizacional e a ambiência, no que concerne ao tratamento e divulgação de informações de forma transparente e clara para os funcionários. As campanhas publicitárias e as ações de marketing da empresa ou do cliente, de sua marca ou projeto também são planejadas e executadas pelos profissionais da Assessoria de Comunicação.

Saiba mais:

O Dicionário do Assessor de Imprensa traz um glossário com os termos e expressões utilizados pelos profissionais da área, com explicações bem didáticas. O material foi elaborado pelo Grupo Comunique-se e pode ser baixado, em versão PDF, neste link.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Conecte-se às redes da Apois
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page