top of page

Muito além das curtidas no perfil



O advento da internet - e das redes sociais - revolucionou a comunicação. De consumidoras de informação, as pessoas passaram também a produtoras e disseminadoras de conteúdo. Além disso, a mídia de referência, representada por jornais, emissoras de rádio e TV, sites de notícias, etc., agora é acompanhada de forma mais crítica por usuários participantes e atuantes na cobrança por mais qualidade da informação.


Esse mesmo sentimento de participação junto à mídia foi levado para a interação com marcas e empresas. O consumidor pós-contemporâneo já não se satisfaz com o atendimento padrão do passado. A palavra de ordem é engajamento, conceito que vai muito além de meramente ter curtidores na página ou seguidores no perfil. Mais do que seguir, as pessoas querem ser inspiradas.


Engajar significa envolver, interagir e estimular a participação ativa. As marcas ou empresas que investem no engajamento de seus públicos precisam de estratégias honestas, seguras, eficientes e que gerem confiança e fidelização. Criatividade é a peça chave do engajamento, além de disponibilidade e agilidade nas respostas para os públicos.


Nas mídias sociais, os públicos de uma empresa ou marca querem sinceridade, bom senso, coerência, comunicação limpa, eficiente e que transmita confiança. Não é possível criar conteúdos destoantes dos valores da empresa, não é possível manter valores destoantes da cidadania, da responsabilidade social, da defesa dos direitos humanos e de causas que beneficiam a sociedade, apoiam a diversidade, combatem os preconceitos.

Estratégia eficiente

Engajamento gera lealdade, porque pressupõe envolvimento emocional. Adotando a estratégia certa, com profissionalismo e respeito, as marcas e empresas ganham em imagem e reputação, já que o público passa a agir como o seu principal porta-voz, disseminando conceitos positivos.


Segundo artigo recente no site Comunique-se, especializado em conteúdos para a área de comunicação, entre as marcas que concordam em priorizar estratégias de comunicação eficientes, como o engajamento via redes sociais, em seus planejamentos, menos de 50% gerenciam as interações com o público.


A recomendação no artigo é bem clara: para obter resultados é essencial não apenas criar a página ou perfil e arregimentar os curtidores e seguidores, tem de monitorar, gerenciar e interagir com o público.


Aliada a uma boa prática de gerenciamento de mídias sociais, é preciso ainda uma distribuição eficiente dos conteúdos, além de criar estratégias diferenciadas para cada mídia ou público. A comunicação para a imprensa é diferente daquela feita para o consumidor que, por sua vez, difere da mensagem direcionada aos empregados, parceiros, fornecedores, etc.


Vale ressaltar que é importante sempre ter em mente o alinhamento das estratégias com os valores éticos, a linguagem e o posicionamento da empresa ou da marca, junto aos temas de maior interesse para seus públicos e de maior relevância para a sociedade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Conecte-se às redes da Apois
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page